A concorrência nacional e internacional, o surgimento e reconversão dos mercados, a maior e mais qualificada exigência dos consumidores e as complexas responsabilidades das organizações implicam uma atividade de marketing particularmente dinâmica e inovadora. O marketing é, neste contexto, decisivo para a afirmação das empresas, identificando as suas necessidades bem como as dos clientes, em benefício destes e, em simultâneo, do crescimento e rentabilidade daquelas.
A licenciatura em Marketing e Publicidade do ISCET é a única que concilia as formações em gestão e comunicação publicitária, ficando assim os seus diplomados especialmente habilitados para responderem às atuais necessidades das empresas e outras organizações.
Os CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing e em Assessoria e Comunicação Organizacional são os Cursos Superiores Profissionais que permitem o acesso rápido ao mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos na licenciatura.
Competências profissionais
- Capacidade para identificar problemas e apresentar soluções no âmbito das tomadas de decisão, gestão de projetos e desenvolvimento de políticas estratégicas
- Aptidão de análise, planeamento, avaliação e implementação de iniciativas empreendedoras nas áreas do marketing e da publicidade
- Competências nos domínios da análise de mercado, da concorrência, das potencialidades das organizações e das motivações e necessidades dos consumidores
- Uso eficaz das tecnologias de informação e comunicação
- Capacidade para formulação de planos de negócio e criação do próprio emprego
- Experiência profissional de base proporcionada por estágios desenvolvidos em empresas e outras organizações de grande prestígio
- Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
Saídas profissionais e prosseguimento de estudos
- Gestor de meios e publicidade
- Consultor de marketing e publicidade
- Gestor de marketing de produto, serviços e mercados
- Gestor de conteúdos multimédia
- Gestor de contas, vendas e eventos
- Gestor de marca
- Gestor de marketing digital e e-commerce
- Técnico de comunicação e imagem
- Analista de marketing, projetos de pesquisa e estudos de mercado.
Pós-graduação em Marketing e Comércio Internacional
Ensino e investigação
Corpo docente altamente qualificado constituído por doutorados, especialistas e convidados em Marketing, em Publicidade e em áreas afins • Participação de docentes e estudantes em projetos de investigação no Laboratório de Comunicação e Publicidade e no Observatório de Marketing e Publicidade • Participação em atividades de extensão científica e intervenção na comunidade: ciclos de palestras, seminários com especialistas convidados, Olimpíadas de Marketing e Publicidade • Visitas de estudo.
Coordenador: Mestre José Magano
Publicação em Diário da República, 2ª série: Despacho n.º 24 566/2006, de 28/11, alterado pelos Aviso n.º 14607/2011, de 21/07, nº 10187/2014, de 10/09, nº 9170/2017, de 11/08 e nº 13404/2019, de 23/08 e pela Declaração de Retificação n.º 740/2019, de 26/09. Registo DGES Número: R/A -Ef 931/2011/AL03 de 26/07/2019. Área CNAEF: 342 – Marketing e Publicidade.
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos acreditado por 6 anos, em 06-06-2019 (ACEF/17/18/0111112). Guião de Auto-avaliação
Áreas dos CTeSP para ingresso: 342 – Marketing e Publicidade; 341 — Comércio; 345 - Gestão e Administração; outras áreas mediante apreciação casuística da adequação do currículo do curso de técnico superior profissional ao ingresso no ciclo de estudos em causa.
Áreas dos CET para ingresso: 342 – Marketing e Publicidade; 341 — Comércio; 345 - Gestão e Administração; outras áreas mediante apreciação casuística da adequação do currículo do curso de especialização tecnológica ao ingresso no ciclo de estudos em causa.
- Study Plan
- Saídas Profissionais
- Access Conditions
- Propinas e Bolsas de Estudo
- Online Application
- Internship locations
O(a)s licenciado(a)s no curso de marketing e publicidade pelo ISCET podem exercer profissões com diversos perfis. Constituem saídas profissionais deste curso, nomeadamente: Gestor de meios e publicidade; Consultor/Assistente de marketing e publicidade; Gestor de marketing de produto, serviços e mercados; Gestor de conteúdos multimédia e audiovisual; Gestor de contas, vendas e eventos; Gestor de marca; Gestor de marketing digital e e-commerce; Especialista em comunicação e imagem; Analista de marketing, projetos de pesquisa e estudos de mercado.
- 12º Ano
- +23 Anos
- Transferência
- CET / CTSP
- Regime de Disciplinas Isoladas
Para iniciar o processo, através do 12º ano de escolaridade + prova de ingresso (uma de entre as seguintes disciplinas: Economia, História ou Português), o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações (Ensino Secundário ou equivalente)
Ficha ENES (comprovativo com as notas dos exames nacionais)
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações
Para iniciar o processo, através de Transferência de Instituição de Ensino Superior o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior)
Comprovativo do modo de ingresso (Ficha ENES; Exames Maiores de 23 Anos; outro)
Se tem o Diploma de Estudos Tecnológicos (CET) ou de um Curso Técnico Superior Profissional (CTSP)? Neste casos, deverá apresentar os seguintes documentos::
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
Possibilidade de inscrição no regime de unidades curriculares singulares do plano de estudos (Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto).
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte)
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao candidatar-se a Bolsas de Estudo para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços.
CANDIDATURA
€165
MATRÍCULA/INSCRIÇÃO
€ 230 (Na renovação das inscrições, até 15 de julho, o(a)s estudantes do ISCET usufruem de uma dedução de 15% no valor da inscrição)
€ 30 Seguro escolar (anual)
PROPINAS
€ 290 - Valor mensal de 11 prestações, setembro a julho
€ 3.030,50 - Valor total das propinas com 5% de desconto por pronto pagamento
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Aestheticalconcept, Lda.
Auto Sueco
Boavista Futebol Clube
CovetGroup
Decisão e Soluções
Domus Capital, S.A. Cerveja Quinas
EXPONOR
Moreirense Futebol Clube
Grupo Newcoffee
Kaleidoscope, Lda.
MCoutinho Corporate
MEDIApromo
Porto Canal
Rangel Transitários
Samsys Consultoria e Soluções Informáticas, Lda.
Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A.
This is Entertainment - Consultoria e Produção de Eventos, Lda.
Una - Comunicação e Marketing, Lda.
Ycliente / creativethinkers